Israel e suas ameaças existenciais
Eva Illouz – Publicado em 7 de fevereiro de 2024
Os fronts que ameaçam a existência de Israel são múltiplos. No exterior, os inimigos que desafiam militarmente o país se acumulam. Mas não se deve negligenciar o que ameaça Israel internamente. Para Eva Illouz, Israel precisa de uma frente ampla social-democrata, necessária para renovar o contrato entre Estado e cidadãos. Apenas um tal movimento pode devolver aos israelenses a força que lhes foi retirada e salvá-los de um verdadeiro risco existencial.

>>> Ler o texto de Eva Illouz
Uma certa esquerda intelectual tornou-se a matriz de uma política de ódio
Eva Illouz – Publicado em 13 março 2024
A famosa filósofa Judith Butler, convidada por um coletivo de associações decoloniais e antissionistas, declarou – mais uma vez – durante uma mesa redonda em Pantin, no domingo, 3 de março, que o ataque de 7 de outubro foi “um ato de resistência” e não “terrorista”, e que não deveria ser descrito como “antissemita”. Naquele dia, ela voltou a suspeitar da realidade das agressões sexuais cometidas pelo Hamas. Ao focar no caso de Judith Butler, Eva Illouz critica as posições de uma certa esquerda que, segundo ela, enfraquecem os ideais igualitários e universalistas da esquerda e abrem caminho para o ódio aos judeus.

>>> Ler o texto de Eva Illouz
Manifestações nos campus e antissemitismo virtuoso
Eva Illouz – Publicado em 22 de maio de 2024
Sobre qual terreno cultural se apoia a condenação radical de Israel? Neste texto, Eva Illouz aplica o princípio de desconstrução das representações, tão caro a uma parte da esquerda, à questão do antissemitismo. Ela esclarece assim o velho tropo que alimenta a paixão militante e lhe permite dar-se boa consciência: a ideia de que os judeus representam um perigo para a humanidade.

>>> Ler o texto de Eva Illouz
Eva Illouz: «Se o sionismo for pirateado por um projeto político autoritário e antidemocrático, o que restará dele?»
Eva Illouz – Publicado em 8 de abril de 2025
Acusada pelo Ministro israelense da Educação, Yoav Kisch, de promover uma «ideologia anti-israelense», a socióloga Eva Illouz viu sua indicação ao Prêmio Israel ser contestada. Ela comenta o caso, denuncia os desvios autoritários do governo Netanyahu e defende uma posição intelectual ao mesmo tempo crítica, universalista e profundamente ligada ao Estado de Israel. Para ela, «este governo age como se aqueles que lutam para que Israel não se torne um Estado pária fossem seus inimigos».
![]()
>>> Ler o texto de Eva Illouz
Hora de desmascarar a impostura do antissionismo
Eva Illouz – Publicado em Julho 2025
Nesta análise acadêmica, Eva Illouz, Diretora de Estudos da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais da França, investiga as tentativas da esquerda antissionista de separar suas ideias e atitudes das acusações de antissemitismo. Illouz explora a persistência do racismo nas sociedades modernas e questiona por que, quando a esquerda geralmente defende o princípio de empoderar grupos minoritários com o direito de determinar o que constitui abuso ou discriminação contra seus membros, ela se recusa a fazê-lo no caso do antissemitismo. Illouz também confronta a natureza do próprio antissionismo, questionando por que “uma ideologia secular cujo objetivo era restaurar a dignidade e a independência dos judeus foi apontada como portadora de uma culpa radical e de uma maldade sem igual”.
![]()