>>> Quem somos – K. em português
Do silêncio à luta contra o antissemitismo: a transformação de um judeu de esquerda radical
Jonas Pardo – Publicado em 2 novembro 2022
Jonas Pardo é ativista na esquerda radical francesa há vários anos, onde escondeu seu judaísmo por muito tempo. Após o ataque ao Hyper Cacher, ele decidiu, com alguns outros ativistas, não deixar persistirem o antissemitismo que às vezes se manifesta e a negação que frequentemente o cerca. Este foi o primeiro passo de um processo que o levaria a criar um curso de formação em combate ao antissemitismo, projetado especificamente para a esquerda. Neste artigo para a revista K., ele conta sua história, detalha sua oficina de formação e as diversas reações que ela provoca.

>>> Ler o texto de Jonas Pardo
Os dois pólos da identidade judaica
Ivan Segré – Publicado em 17 de janeiro 2024
Um judeu que transgredisse o shabat sem ter consciência de sua existência deveria expiá-lo? Partindo desse problema de uma judeidade inconsciente de si mesma, Ivan Segré interroga a bipolaridade do ser judeu, entre a facticidade da inscrição genealógica e a radicalidade da afirmação subjetiva. Com isso, ele ilumina a articulação judaica entre emancipação individual e coletiva: não é por saber-se judeu que Moisés decide deixar a casa do Faraó, mas, ao realizar esse ato, ele já o era…

>>> Ler o texto de Ivan Segré
Entre o ultrassionismo e o antissemitismo: o Brasil como espelho do mundo
Renan Antônio da Silva & Eric Heinze – Publicado em 19 setembro 2024
Após o triste período do bolsonarismo, os judeus brasileiros, em sua maioria progressistas, aguardavam com expectativa um novo mandato sob Lula. Mas a aproximação do novo presidente com o antissionismo parece tê-los decepcionado. Renan Antônio da Silva e Eric Heinze nos conduzem aqui desde a longa história da comunidade judaica no Brasil até o segredo aberto das antigas andanças do antissemitismo nas suas elites.

>>> Ler o texto de Renan Antônio da Silva & Eric Heinze
7 de Outubro: O destino visual dos reféns
Emmanuel Taïeb – Publicado em 14 de janeiro 2025
As imagens dos crimes de 7 de outubro suscitaram, para além de um choque bem compreensível, inúmeros debates: dever-se-ia mostrar o horror que os terroristas do Hamas filmaram e difundiram? Emmanuel Taïeb interroga aqui o destino dessas imagens e os usos políticos que delas se fizeram, evidenciando sua reversibilidade e o risco que haveria em torná-las invisíveis.

>>> Ler o texto de Emmanuel Taïeb
Quando os messiânicos sonham “de verdade”. Realismo e purismo nas correntes messiânicas em Israel em 2025.
Perle Nicolle-Hasid e Sylvaine Bulle – Publicado em 10 setembre 2025
Embora o messianismo represente, sem dúvida, a ameaça interna mais séria ao futuro de Israel, ele se manifesta, no entanto, de uma forma plural. Perle Nicolle-Hasid e Sylvaine Bulle o abordam aqui na diversidade de suas correntes, partindo de uma divergência fundamental: a questão da relação com o sionismo realizado, isto é, com o Estado. Mas, sejam estes os realistas que buscam fazer do Estado um instrumento do messianismo, ou os puristas que se afastam dele para viver de acordo com o Israel ancestral, o presente da redenção esmaga o horizonte do sionismo.

>>> Ler o texto de Perle Nicolle-Hasid e Sylvaine Bulle